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Papéis

Um papel é definido pelo cargo e/ou função ocupado(a) pelo agente público, atrelado(a), necessariamente, ao local onde ele está lotado. Esse papel é atribuído pelo vínculo entre o agente público e o Governo do Estado, sendo assim sua origem é o SIARHES - Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do Espírito Santo, ou outro sistema de RH caso seja de outra esfera de poder.  

Os papéis criados para fins de organização dos próprios órgãos ou entes administrativos são definidos por outros agentes públicos, sendo essa fonte denominada manual. "Exemplo de Papel"
 

Em caso de mudança de cargo, função ou de lotação, o papel antes ocupado pelo agente é "encerrado" e um novo papel é atribuído. Nesse caso todas as permissões do papel anterior são removidas.  

É possível também o acúmulo de novos papéis, em caso de trabalhos em comissões, cargos comissionados, atribuições em contratos, etc. Ou também na possibilidade onde o ingresso se dá por mais de um concurso, como professores e profissionais da saúde. "Exemplo múltiplos papéis"